O Festival Tomarimbando, tem sido um acontecimento importante, no cenário musical da percussão sendo um evento para o encontro de várias entidades e interesses relacionados com:
– A Formação na Percussão – promoção de diferentes Master Classes e Workshops – desde o nível de ensino básico, passando pelo pré – profissional, até ao ensino superior, abrangendo também, professores e profissionais de percussão.
– O Ambiente de Performance – um espaço e tempo para a apresentação diária, num contexto artístico formal, dos Grupos Jovens de Percussão, bem como dos Grupos Universitários desta área instrumental.
– A Performance/ Concertos Profissionais – a construção de um programa diário de concertos, por diversos profissionais, “diversos”, tanto na sua linha de interpretação e abordagens à musica percussiva (tendo apenas como ponto transversal peças contemporâneas), bem como nas suas proveniências, que se tem mantido entre artistas nacionais e internacionais.
– Relação com Compositores – através dos artistas que se apresentam nos concertos, fazem no Festival, a apresentação de trabalhos originais, ou simplesmente, que nos enriquecem com o seu acompanhamento, no processo de ensaios e montagem das peças.
– Interação com outras áreas instrumentais ou formas artísticas, tanto num âmbito experimental, como de manifesta expressão artística, tais como, Vídeo, Multimédia, Dança entre outros.
Existem ainda Atividades Paralelas durante o Festival como:
– Exposição de marcas de Instrumentos e Acessórios de Percussão, que têm demonstrado interesse e investimento pelo Festival.
– As tertúlias informais, entre todos os participantes, durante todo o festival, que em muito enriquecem a análise dos resultados e que servem até, de promoção de futuros projetos, no festival ou, para lá deste.